O objetivo deste blog é divulgar toda a minha produção poética, sem prejuízo de continuar a ser postada também no Portal de Poesia Rodolfo Pamplona Filho (www.rodolfopamplonafilho.blogspot.com).
A diferença é que, lá, são publicados também textos alheios, em uma interação e comunhão poética, enquanto, aqui, serão divulgados somente textos poéticos (em prosa ou verso) de minha autoria, facilitando o conhecimento da minha reflexão...
Espero que gostem da iniciativa...

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

“5 Minutos”


“5 Minutos”
Discurso de Paraninfia dos Formandos Maurício de Nassau 2012.2

O que se faz em 5 minutos?
Para quem espera, parecem muitos...
Para quem fala, parece nada,
pois toda oportunidade é joia rara
para poder passar uma mensagem
a quem se propõe a uma viagem
de conhecimento da vida profissional.

E, por isso, não me levem a mal
se eu, cumprindo o esquema,
resolver fazer um poema
sobre o que se fazer
quando se tem que escolher
cada palavra ou sentimento
para cumprir rigorosamente o tempo.

Usarei, no máximo, 5 minutos, de verdade,
para, agradecido, falar nesta solenidade
e, para não ser chato ou cansativo,
serei extremamente objetivo.

Fui honrosamente homenageado
com o convite que me foi dado
de ser Paraninfo, com louvor,
de uma turma de que não fui professor.

Em 5 minutos, tudo é possível,
desde que, com disciplina incrível,
consiga-se condensar
tudo que se quer manifestar.

Em 5 minutos, cozinha-se um ovo,
descobre-se algo novo,
prepara-se o macarrão
ou perde-se a condução.

Em 5 minutos, pode-se fazer diferença,
independentemente de qualquer crença,
pois tudo pode acontecer
quando se dedica para valer...

Em 5 minutos, poder virar um jogo,
pode-se salvar alguém do fogo,
pode ser o momento da despedida
ou ser tudo que resta da vida.

Em 5 minutos, apaixona-se à primeira vista,
desenvolve-se a arte da conquista,
clama-se a Deus com todo o coração
ou, em um debate, perde-se a razão.

Por 5 minutos, atrasa-se para uma entrevista,
apaga-se, na perícia, uma pista,
dá para passar um bife no alho
ou tomar revelia na Justiça do Trabalho.

5 minutos é mais do que suficiente
para quem decide ser diferente,
para dar um beijo em seu filho no começo do dia
ou ver um sorriso que ilumina uma alma vazia.

Em 5 minutos, arrumo-me para um compromisso
- claro que, para as mulheres – não se aplica isto! –
escrevo um soneto, ouço uma canção,
vejo algo no youtube ou faço uma oração.

Em 5 minutos, tira-se uma rápida soneca,
devolve-se um livro na biblioteca,
desiste-se de uma prova,
cava-se a própria cova.

Em 5 minutos, mesmo sendo um instante,
cochila-se em uma aula maçante,
confere-se um gabarito,
vai-se do sussurro ao grito...

Em menos de 5 minutos, fiz este discurso
e vocês coroaram o seu curso.
Em menos de 5 minutos, pronunciei-me para celebrar sua vitória
e vocês passaram a fazer parte da minha história.



Escrito e Declamado em 02 de fevereiro de 2013,
no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador/BA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário