O objetivo deste blog é divulgar toda a minha produção poética, sem prejuízo de continuar a ser postada também no Portal de Poesia Rodolfo Pamplona Filho (www.rodolfopamplonafilho.blogspot.com).
A diferença é que, lá, são publicados também textos alheios, em uma interação e comunhão poética, enquanto, aqui, serão divulgados somente textos poéticos (em prosa ou verso) de minha autoria, facilitando o conhecimento da minha reflexão...
Espero que gostem da iniciativa...

sábado, 20 de novembro de 2021

Combate à Acrasia






Disputa entre

Arrependimento 

e Recusa 


Tensão entre

autonomia e

consentimento.


Diálogo entre 

o "eu presente"

e o "eu futuro"


Será que todos nós 

não temos uma preferência 

por não preferir?


Sua preferência pela

não escolha

é perfeitamente honrável 


Já diria Proust:

"A atenção prende

e a rotina liberta"


Coerência é conseguir 

dar uma resposta precisa

aos casos que se enfrenta.


Nem sempre arrepender-se é

uma decisão ética,

mas, sim, animalesca.


No Contrato de Ulisses,

prevalece a decisão manifestada

sobre a liberdade de mudar o combinado.


Pode ser um ensaio clínico,

um testamento vital 

ou uma viagem à Marte,

em que a vontade de antes 

prevalece sobre a vontade do depois,

sem possibilidade de voltar atrás...


Nenhum comentário:

Postar um comentário