O objetivo deste blog é divulgar toda a minha produção poética, sem prejuízo de continuar a ser postada também no Portal de Poesia Rodolfo Pamplona Filho (www.rodolfopamplonafilho.blogspot.com).
A diferença é que, lá, são publicados também textos alheios, em uma interação e comunhão poética, enquanto, aqui, serão divulgados somente textos poéticos (em prosa ou verso) de minha autoria, facilitando o conhecimento da minha reflexão...
Espero que gostem da iniciativa...

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Incertezas


Incertezas

Rodolfo Pamplona Filho

Será que a nossa poesia algum dia cessará?
Será que o amor mais puro já vivido terminará?
Arrepio-me só de cogitar
a possibilidade disso se realizar...

Incertezas quanto ao futuro
Insegurança com o presente
Tristeza ao lembrar o passado
e quanto tempo perdemos
em caminhos que insistiam
em não se cruzar...

Meu maior medo não é
deixar de te amar,
pois isso jamais ocorrerá...
Minha ansiedade é perder
o desejo, o amasso,
o frio na barriga
pelo contato de um abraço...

Temo...
Tremo...
Choro...
Morro...

Mas sigo na esperança
de que o que é eterno
nunca se apaga...

San Francisco, 28 de setembro de 2010.

6 comentários:

  1. A incerteza, eis o que move o homem, o que impede que se apague o amor, a paixão e a poesia. Creio que, o que se eterniza na verdade é justamente o sentimento causado pela incerteza. Não valorizamos o que temos , gostamos do que não nos é disponível. A incerteza é o que mantém a chama do AMOR, não deveria ser assim, pois almejamos justamente a estabilidade, o porto seguro, o colo, o amor eterno,e no entanto gostamos mesmo é do que nos desafia. Difícil entender...

    ResponderExcluir
  2. Não sei se é a incerteza que move o homem. Eu acho que é o inalcançável (sob o nosso ponto de vista) em determinado momento. Muitas vezes, almejamos algo, que a princípio parece muito distante ou até impossível, mas que nos faz pensar: por que não? Eu posso, eu quero, eu vou conseguir, eu sou capaz. Isso vale para tudo: para o amor, para a profissão, para os estudos, para a vida como um todo.

    Eu acho que é um instinto de sobrevivência "o provar que somos capazes" de fazer algo tido como "impossível ou muito difícil". O homem precisa de desafios para sentir-se vivo e para sentir-se vivo ele tem de criar. E só criamos quando nos arriscamos no novo, no desconhecido e obtemos a tão sonhada, ou melhor, suada VITÓRIA.

    Certa feita, postei um texto muito interessante sobre o que move o homem a caminhar, a não desistir dos objetivos, mesmo com várias derrotas pelo caminho. Já que as derrotas nos dão lições para "refazermos a rota" de nossas vidas: o que fiz de errado? O que deu certo? Vamos melhorar tais e quais pontos etc.

    Aqui vai o texto:

    "Para Que Serve o Horizonte?

    Evandro chegou ao céu e pediu pra falar com Deus porque, segundo seu ponto de vista, havia uma coisa na criação que não tinha nenhum sentido...
    Deus o atendeu de imediato, curioso por saber qual era a falha que havia na Criação.
    - Senhor Deus, sua criação é muito bonita, muito funcional, cada coisa tem sua razão de ser...
    Mas no meu ponto de vista, tem uma coisa que não serve para nada disse Evandro para Deus.
    - E que coisa é essa Evandro que não serve para nada? Perguntou Deus.
    - É o horizonte. Para que serve o horizonte?
    Se eu caminho um passo em direção ao horizonte, ele se afasta um passo de mim. Se caminho dez passos, ele se afasta outros dez passos. Se caminho quilômetros em direção ao horizonte, ele se afasta os mesmos quilômetros de mim... Isso não faz sentido!
    O horizonte não serve pra nada.
    Deus olhou para Evandro, sorriu e disse: - Mas é justamente para isso que serve o horizonte... "para fazê-lo caminhar“
    Pense nisso......".

    O horizonte seria o inalcançável, apesar da certeza da sua existência. A incerteza nos gera angústia. Já o inalcançável desafia o homem há séculos.


    ResponderExcluir
  3. Hoje eu li um texto que falava que uma relação não se constrói só com amor. E sim, principalmente com companheirismo, mesmos objetivos de vida, projetos em comum, amizade, respeito, confiança etc. Se tiver amor, melhor. E essa coisa de desejo, é fruto da sociedade erotizada em que vivemos. A obrigação de "sentir frio na barriga" a todo momento. Eu acho que é isso mesmo. Eu discordo que os opostos se atraiam, acho que os semelhantes acabam se atraindo.

    Mas enfim, linda poesia. Reflete o momento em que todos nós vivemos ou viveremos. A incerteza sobre parar ou continuar, incerteza sobre o que sentimos pelo outro etc

    ResponderExcluir